Sociedades lineares e drogas não lineares







Eu recentemente li um livro muito interessante chamado “A Thousand Years of Nonlinear History” de Manuel DeLanda, e se você tiver uma chance, deveria dar uma olhada nele. Ele fez uma observação que me levou a expandir seu ponto de vista nesta pequena coisa que vou lhe contar agora. Mas seu ponto é que os seres humanos estão muito envolvidos no movimento do material geológico. Que, como espécie, movemos rochas em uma escala muito grande. E, claro, é interessante que algumas das primeiras estruturas humanas sejam as mais fisicamente massivas e pesadas, como as Grandes Pirâmides. Então DeLanda destacou nossa relação com a estratigrafia geológica da Terra, e que as cidades eram uma espécie de extensão geológica do processo de cristalização realizado por meio da intermediação de uma unidade biológica, ou seja, primatas inteligentes que estão construindo essas estruturas. E eu achei isso muito interessante. Eu nunca havia considerado isso antes. Eu falei sobre realidade virtual e disse que não é nada novo que Ur era uma realidade virtual e Çatalhöyük era uma realidade virtual, mas feito em estuque e cerâmica queimada e pedra. E que, quando o meio é tão intratável como uma pedra, as suposições epistêmicas que se formam sobre o que é a realidade são muito diferentes do que se você pudesse construir Versalhes com o clique de um botão do mouse. Mas, no entanto, é o mesmo.
Mas embutido na minha leitura de DeLanda estava - tenho pensado muito e falei muito com vocês no ano passado sobre inteligências artificiais e mentes que não são humanas, mentes que são muito diferentes de nós, inteligência que é muito diferente de nós . Você sabe, enquanto os ingênuos estão explorando as estrelas, nossos aparelhos tornaram-se telepáticos. Há um tipo muito estranho de inteligência sendo chamada à existência por nós, estranhamente. E - e esta é a conexão com DeLanda - essa inteligência artificial que está sendo criada pela atividade humana é feita dos mesmos materiais que Ur e Çatalhöyük: é feita de cerâmica, vidros e metais. Então eu considerei isso e pensei sobre. E eu meio que cheguei a algum tipo de emersonianismo ciber-panteísta, que é - A estratégia da Terra para sua própria salvação é por meio de máquinas. E o ser humano é a esposa delegada, nós somos a noiva nesta rarefação alquímica de vidros, cerâmicas, metais e materiais voláteis. Aparentemente, a Terra é como uma espécie de coisa embrionária ou fetal, e no final de sua gestação o que aconteceu é que ela está se ramificando; seu sistema nervoso está aparecendo no desdobramento de sua morfogênese. E conforme contemplamos as nanotecnologias e nos vemos trabalhando por meio de bactérias e esse tipo de coisa no nível de engenharia, você tem que estar cego para não refletir sobre o fato de que, em certo sentido, já estamos trabalhando nesse tipo de nível a mando de não-está-claro-quem, porque ninguém nunca fez a pergunta dessa maneira antes. A resposta para quem, eu acho, é: a Terra. E é isso que está à frente no final do túnel linear das suposições subjetivistas, positivistas e estruturalistas ocidentais em que estivemos operando - quando atingimos o fim do túnel e explodimos no espaço mental mais amplo da evolução cósmica, o que vamos descobrir é que somos parceiros, atores, em um drama cósmico que envolve a Terra em uma polaridade e as máquinas na outra polaridade como a expressão da vontade da Terra em direção a uma espécie de transcendência auto-refletida que é alcançada por meio da simbiose biótica máquina-homem. E nunca haverá uma manchete que diga a respeito disso. Algumas pessoas nem perceberão o que está acontecendo, porque esses processos em grande escala podem ser descritos por muitas metáforas em muitas profundidades. Mas estou lhe dizendo: acho que é isso que está acontecendo.
A razão pela qual gosto dessa história é porque não é uma história sobre processos fora de controle. Não é uma história sobre a culpa humana. Não é uma história cheia de nós devemos e devemos. É uma história que honra cada parte do campo de experiência em desenvolvimento, em outras palavras: biologia, tecnologia, cultura humana, valores humanos tradicionais, valores humanos extropianos transcendentes. É uma história de coisas em curso, no prazo e dentro do orçamento. E presumo que é assim que a natureza realmente funciona, e que vivemos dentro de algum tipo de cultura geradora de ansiedade que é necessária - não quero dizer mal - mas uma resposta necessária às condições de estresse. Existem processos -acúmulo de lixo nuclear, urbanização, perturbação da terra - que se fossem executados indefinidamente, destruiriam todo o sistema e o lançariam no caos. Mas Confúcio disse que nenhuma árvore cresce até o céu, e o que ele quis dizer com isso é: é infrutífero projetar qualquer processo até o infinito, porque qualquer processo projetado até o infinito cria algum tipo de cenário catastrófico. Se nenhuma mosca da fruta morresse, em seis meses a Terra giraria para fora de sua órbita com o peso das moscas de fruta. Brincadeira, eu não acho que isso seja verdade! Mas que imagem, hein?

A outra notícia que tem implicações psicodélicas, eu acho, também vem da astrofísica. Como você deve se lembrar, em agosto passado eu acho que foi - não me lembro exatamente - todo homem, mulher e criança na Terra recebeu o equivalente a um raio-x dentário quando houve uma coisa chamada terremoto em um magnetar - um estrela de nêutrons magnética a 20.000 anos-luz de distância experimentou um colapso catastrófico. E houve uma onda de raios gama que acendeu todas as luzes do sistema quando atingiu o planeta. Um evento como aquele nunca havia sido observado antes. E comecei a pensar sobre isso e percebi: bem, só procuramos por esse tipo de coisa há trinta anos. Provavelmente há um pouco desse tipo de flutuação de radiação anômala, de alta energia e curta duração ocorrendo na galáxia. E então eu tive uma espécie de imagem - eu não diria uma visão, mas uma espécie de imagem - de como as coisas estão realmente organizadas em um nível maior, em termos de galáxia. E a imagem era de um donut. E, você sabe, estamos acostumados a ouvir que estamos na orla da Via Láctea, onde as estrelas são poucas e distantes entre si. Que este é o boonies, em outras palavras. Mas aposto que os boonies são onde a biologia prospera, porque a baixa densidade de estrelas e a distância do núcleo galáctico e esses eventos extremamente energéticos no núcleo criariam uma espécie de situação de rosquinha, onde é a área toroidal perto da borda onde as estrelas queimam lentamente e não colidem umas com as outras e os planetas podem se formar e você obtém a corrida de cinco bilhões de anos necessária para chegar a uma civilização. Uma regra de biologia e estratégia e tudo mais - e prática religiosa, no que diz respeito a isso - é: busque a luz. Bem, a luz está no centro. E então eu vi: aha, talvez a verdadeira busca da luz exija que a biologia entre em parceria com algo além da biologia, porque o ambiente no centro é muito energético. E não estou sugerindo o núcleo real - isso está além da contemplação, é um buraco negro. Nenhuma tecnologia imaginável pode chegar nem perto do horizonte de eventos de um objeto como esse. Mas quero dizer na vizinhança do núcleo galáctico, onde a densidade da estrela é 200-300 vezes maior do que na nossa vizinhança. Esses tipos de ambientes são tão repletos de perigos para a biologia que provavelmente fazer o download de nós mesmos em simbiontes de máquina de algum tipo é a única maneira de ir a esses lugares. Em um dos romances de Greg Egan, ele retrata um futuro humano onde essa é uma opção. Você pode se fundir com uma nave estelar e sair para verificar a vizinhança, ou pode se juntar aos Amish e cultivar o centeio na Pensilvânia. Na verdade, acho que você não pode fazer isso porque algo aconteceu com a Terra, mas alguma possibilidade Amish ainda está disponível.
Bem, isso não é o tipo de coisa que os outros membros do corpo docente falarão com você, que é um download intenso e principalmente importante do dever de casa, da química, da botânica, do impacto comportamental, da arqueologia, da etnografia dessas substâncias. Eu me pergunto o tempo todo: em que somos diferentes das outras pessoas? Somos moralmente superiores? Somos mais espertos? Somos mais ricos? Somos mais gentis com as pessoas que encontramos? E, na verdade, quanto mais eu olho, menos posso dizer. Existem exemplos extraordinários de todas essas coisas dentro e fora de nossa comunidade, e nudniks e idiotas extraordinários dentro e fora de nossa comunidade. Mas temos em nossas mãos ferramentas que, eu acho - se as pessoas fossem corretamente apresentadas a eles e entendessem sem exagero e histeria e hipérbole do que se trata esse empreendimento psicodélico - que nós os ganharíamos para nossa causa porque nossa causa é a causa humana: a causa de pensar e comunicar e construir e trazer à existência novas formas de beleza, novas possibilidades de ser. Isso pode ser feito sem psicodélicos, certamente, mas com psicodélicos é acelerado e tem um sentimento não apenas de imediatismo, mas de ... a única maneira que posso dizer é: corretude. Não é o artista neurótico solitário se debatendo em algum tipo de autorreflexão. É a mão firme que guia uma mente maior - o logos, a Terra; Não tenho certeza, mas uma mente maior. A verdadeira arte é verdadeiramente inspirada. E a musa que eu não acho que foi mais real para Homero do que é para cada um de nós quando estamos na presença do cogumelo ou ayahuasca ou DMT ou LSD ou algo assim.
Suponho que irei para o túmulo com a vida tão misteriosa para mim quanto a descobri quando tomei consciência por volta dos seis ou sete, mas acho que a vida é - seja o que for, uma oportunidade de algum tipo. E as coisas pelas quais sou mais grato foram as coisas que conheci nas fronteiras do conhecimento, da experiência sexual, da experiência psicodélica. Conhecer, sentir e ser um com o ser são como eu classificaria esse colapso. Portanto, acho que o futuro está fadado a ser muito confuso e exigente para a maioria das pessoas. E há muitas reivindicações sobre cada um de nós e sobre nossa lealdade intelectual e onde colocamos nossa energia. Devemos tolerar o relativismo? Devemos ser budistas Mahayana? Qual é a posição no Huichol? Como você se relaciona com a Monica? Todas essas coisas. Resolva isso, sabe?
Sinto, na verdade, que o que sempre sonhei na minha juventude foi um milagre. Não gostei muito do livro de Ouspensky, ‘em busca do milagroso’, mas adoro o título. E eu costumava entoá-lo apenas como um mantra. Em busca do milagroso. Apenas um milagre! Eu conhecia as regras. Basta um, porque isso assegura a possibilidade de uma infinidade de milagres, quer você os tenha observado ou não. Bem, agora tenho 52 anos e já vi - não sei - quatro ou cinco, o que é quatro a mais do que o necessário para me tornar um otimista para a vida toda. Mas o milagre recorrente e duradouro - independentemente de como seja alcançado - é a adrenalina psicodélica. Você sabe, aquele momento vertiginoso quando todas as apostas estão canceladas, todas as fronteiras se dissolvem, o mecanismo da linguagem falha, os poços da roda adjetiva explodem em chamas, e então você atinge a velocidade orbital e está na presença da coisa.

E não posso acreditar que essa seja uma experiência solitária. Você já me ouviu dizer muitas vezes como me dá coceira pensar que alguém pode ir do nascimento ao túmulo sem ter essa experiência. Eles podem fazer o que quiserem - eles podem denunciá-la, eles podem deificá-la- mas a pessoa deve ter tido essa experiência, porque é uma das bússolas primárias do ser, e é maior do que o contexto histórico. Quero dizer, o objetivo desta palestra desta noite era falar sobre linearidade e sistemas de ideias e o impacto não linear dessas drogas e a maneira como elas quebram o preconceito da mídia, mas todas essas ideias intelectuais existem à luz do sol desta experiência primária indizível . E podemos desenhar, pintar, esculpir, atuar, dançar, batucar, e nunca tirar nada disso, nunca defini-la, nunca obstruí-la . É um milagre. É como ter a presença de uma divindade. É muito difícil para mim me abrir a qualquer momento para todas as implicações de como sou afortunado e como a vida é boa à sombra desta árvore em particular

De qualquer forma, foi essa a apresentação desta noite. Muito obrigado.

Comentários

Postagens mais visitadas